Olá leitores!

Caso você esteja lendo a primeira vez um post do nosso blog, nós não damos aulas de português geralmente, mas esta é uma curiosidade que frequentemente os clientes perguntam, afinal, a pronúncia correta é chapéus ou chapéis?

Vamos responder na lata...é chapéus, mas você vai entender de forma simples o porque da confusão que as pessoas fazem com o plural de chapéu.


A principal regra para formar o plural na língua portuguesa é acrescentar o "S" ao final das palavras. E é baseado nesta regra que todas as palavras terminadas no ditongo "eu" como troféu, véu e chapéu constituem as suas versões no plural; troféus, véus e chapéus.

O erro do plural com a palavra chapéu e todas as que terminam com o ditongo "eu" começa quando as pessoas confundem a regra com outra destinada a formação de plural de palavras terminadas com "el".

Este é o caso de palavras como "papel" que tem o plural papéis.

Esta regra é a mesma para palavras terminadas com al, ol e ul, que determina que para colocarmos no plural, devemos substituir o "l" por "is".

Simples assim, agora você não precisa ficar na dúvida entre chapéus ou chapéis. 


E principalmente, se for para escolher um chapéu, a certeza é que faremos o melhor para ter você como cliente da mariachapeu.

Até o próximo post, um abraço da Equipe Maria Chapéu.