Olá leitores!

Desde que começamos o site mariachapeu.com.br, uma das perguntas que mais se repete é..."este chapéu Panamá é daquele que dobra?"

As pessoas querem o famoso chapéu panamá dobrável, mas afinal de contas, ele existe? É mito ou verdade?

A resposta é SIM, o panamá dobrável existe, mas tem um porém...não são todos que suportam a dobra e mesmo os que dobram, com o tempo correm mais risco de ter a palha rompida caso o procedimento seja repetido várias vezes ou da maneira errada.

Por isto, no intuito de esclarecer melhor a questão criamos o pequeno tutorial abaixo de como fazer a dobra da maneira mais cuidadosa e de como identificar um panamá que dobra.

Vamos aprender?

Identificando o Panamá dobrável.

Antes de tudo, é preciso dizer que a palha toquila, principal matéria prima utilizada na confecção do chapéu panamá tem vários graus e quanto mais alto for o grau, mais macia é a palha e mais caro ficará o chapéu.

Em alguns casos, existem chapéus que valem mais de R$1000,00, principalmente devido ao grau da palha.

Outra questão que faz encarecer os chapéus de grau mais alto é que para se tornarem mais dobráveis, a trama tem que ser menor para permitir uma maior flexibilidade.

Isto faz com que os artesões que são basicamente do Equador e um pedaço da Colômbia, gastem mais horas trabalhando para produzi-los.

Dito isto, dá para entender porque mesmo as lojas e nem os sites que vendem chapéus gostam de promover a dobra do chapéu. São produtos delicados e podem não suportar o procedimento com o tempo.

Para diferenciar o panamá de um chapéu de fibra sintética, basta verificar se a trama acontece de uma forma espiral, do centro da copa para fora. Caso isto aconteça, você estará diante de um chapéu panamá.

No vídeo abaixo, explicamos como identificar o chapéu panamá e apresentamos alguns dos modelos (não dobráveis) da nossa loja.



E abaixo, um link da nossa categoria Panamá no site. 

Chapéu Panamá - Maria Chapéu

 


Como identificar se o panamá permite a dobra?

Apertando muito levemente a copa, você pode sentir se ele permitirá a dobra, pois os mais estruturados não permitem este movimento.

Abaixo, um vídeo que produzimos com um panamá que dobra, repare que começamos pela copa.


No nosso site, trabalhamos também com um modelo dobrável, o Chapeu Panamá Montecristi Dobrável Original Toquilla. Segue link do produto abaixo.

Chapéu Panamá Dobrável