Olá leitores!

Neste post vamos falar dos vários tipos de chapéu, explicaremos as particularidades dos modelos mais difundidos no mercado de headwear.

Vamos a eles!

Chapéu tipo Coco Chaplin

Entre os tipos de chapéu mais conhecidos, este é um que se destaca. Ficou conhecido pelo nome Chaplin, mas anteriormente era denominado Chapéu Bowler e carateriza-se por sua copa redonda cercada por uma aba levemente levantada e também arredondada.

Abaixo você pode curtir a imagem do acessório.



Tipo Chapéu Cartola  

Símbolo da aristocracia na Inglaterra do século XVIII, este chapéu tem um formato singular, com copa alta, em geral de 15cm e feltro rígido. Até hoje o seu nome carrega a fama da nobreza, e a expressão "cartola" chegou a outras áreas como o futebol, designando aqueles que tem o poder.

Fizemos um vídeo em nosso canal de youtube, demonstrando a nossa Cartola da Pralana, segue abaixo para você conferir.


Na loja da Maria Chapéu você pode encomendar a cartola inglesa tradicional com 15 cm de copa ou a meia cartola, que possui a copa menor (10 cm).


Chapéu Fedora ou Borsalino 

Este tipo de chapéu é caracterizado por ser produzido com aba curta originalmente, e por ter um vinco bem definido em sua copa.

A marca de chapéus italiana de nome Borsalino ficou reconhecida internacionalmente pela qualidade de seus produtos deste estilo.

Na Maria Chapéu nós temos toda uma categorida de chapéus somente dedicada ao modelo Fedora. Entre os mais solicitados pelos clientes estão os modelos Diamante da Pralana e Centenário, do mesmo fabricante.


Chapéu Fedora Masculino na série Madmen


Chapéu do tipo Country

Estilo de chapéu super reconhecido e ligado ao segmento sertanejo e country, o Chapéu Country se caracteriza por abas larga curvadas para cima e copa fortemente vincada. No Brasil é um dos tipos de chapéu que mais vende e seu universo é muito grande, tendo dentro dele várias subdivisões. 

Dentre as quais destacamos o estilo de Chapéu Counry Bareback em que a aba praticamente encosta na Copa e o estilo Bangorá, geralmente feito de palha ou fibra e de aba bem grande.


Chapéu Clochê 

Muito popular entre as mulheres européias das décadas de 20 e 30.

Este chapéu é reconhecido por destacar o rosto feminino e ser mais usado em dias frios, pois geralmente é confeccionado em feltro.

Na maria chapéu temos uma Categoria Clochê, toda dedicada a estes lindos acessórios.

Abaixo, uma linda foto de filme de época em que a atriz Angline Jolie faz uso do chapéu clochê. 

Chapéu Panamá 

Este estilo de chapéu é na verdade definido pelo seu material, a palha toquilla.

Popularizado no mundo inteiro a partir da construção do Canal do Panamá, quando operários do Equador estavam sempre com o acessório.

Um dos adeptos a partir de então foi o presidente Roosevelt (foto abaixo) e sua imagem com o chapéu rodou o mundo.

Hoje, o Panamá Hat como dizem os americanos, é conhecido mundialmente e sua principal matéria prima, a palha toquilla só é encontrada no Equador e em pequena parte da Colômbia.

No nosso site contamos com vários modelos do chapéu panamá, entre eles os modelo Chapéu Panamá Jobim que ilustra a foto abaixo.

É isto aí pessoal, estão enumerados os principais tipos de chapéus existentes hoje no mercado.

Caso queira saber mais ainda sobre chapéu, 

ou tirar dúvidas sobre nossos produtos, entre em contato com o nosso Whatsapp clicando no banner abaixo.

Até o próximo post:)